Uma Jornada desértica aos Limites do Surreal




Uma Jornada desértica aos Limites do Surreal





Serviços inclusos:
- Contratação guias especializados para as atividades de condução e facilidades dos serviços oferecidos;
- Transfer Calama / San Pedro / Calama;
- 04 pernoites em apartamentos duplos e triplos com café da manhã em San Pedro de Atacama;
- Taxa de entrada nos atrativos;
- Tour Valle de la Luna;
- Tour Lagunas;
- Tour Gêiseres Del Tático;
- Tour de 03 dias em 4×4 no Deserto do Atacama + Salar de Uyuni com alojamento em apartamentos coletivos e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar);
- Contratação de seguro individual;
- Brinde exclusivo Roctrip.
Serviços não inclusos:
- Passagem aérea;
- Jantares em San Pedro do Atacama;
- Insumos de alimentação as atividades diárias.
Dicas: O que levar
- Tênis/bota propício para caminhadas em terrenos acidentados;
- Chapéu, Boné ou lenço;
- Roupas confortáveis e propícias para caminhadas;
- Agasalho ou abrigo para frio, vento ou chuva;
- Jaqueta de pluma ou aquecimento sintético;
- Óculos de sol;
- Protetor solar facial e labial;
- Mochila com capacidade média de 30 litros para as atividades diárias;
- Lanterna de cabeça;
- Roupas de banho;
- Toalha de Banho;
- Powerbank.
O que levar no tour do Salar de Uyuni:
Tudo o que for consumido deverá ser adquirido antecipadamente. Vale ressaltar que o tempo da atividade será em média de 06 a 08 horas. Os alojamentos vendem água.
- Produtos diversos para hidratação – média de 02 litros por pessoa/dia.
- Lanches a gosto: sanduíches variados, frutas com textura resistente, biscoitos salgados ou doces, chocolates, castanhas, sucos ou achocolatados em caixa.
O ROTEIRO
Prepare-se para uma expedição que o levará do deserto mais árido do planeta ao maior deserto de sal do mundo. Em São Pedro de Atacama, no Chile, você vai explorar paisagens de tirar o fôlego: vales que simulam a superfície lunar, lagunas a mais de 4.000 metros de altitude e o espetáculo dos Gêiseres ao amanhecer.
O ápice da aventura é a travessia de 4×4 pelo Salar de Uyuni, na Bolívia. Uma jornada off-road de 3 ou 4 dias através da Reserva Nacional Eduardo Abaroa, onde o silêncio da altitude é quebrado apenas pelo vento. Você testemunhará as Lagunas Colorada e Verde, com seus flamingos cor-de-rosa, a atividade vulcânica dos Gêiseres Sol de Mañana e, finalmente, o vasto e hipnotizante Salar de Uyuni, o espelho d’água natural que faz você duvidar da fronteira entre o real e o reflexo.
Esta é mais do que uma viagem; é uma imersão na natureza bruta e uma prova de que nosso planeta é uma obra de arte viva. Uma experiência imperdível para quem busca aventura, contemplação e fotografias espetaculares.
ITINERÁRIO
Dia 1. Chegada Calama – San Pedro de Atacama – Valle de La Luna
Considerando os voos em horários alternativos, a manhã será livre para a chegada em Calama e transfer para San Pedro do Atacama. A tarde será livre para conhecimento da cidade, troca de dinheiro e aclimatação. Ao final da tarde seguiremos para o Valle de la Luna com paradas no Mirador Kari, dunas e Três Marias para o famoso pôr do sol. Após o retorno, a noite será livre para o jantar e descanso.
Dia 2. Laguna Cejar – Ojos del Salar -Laguna Tebinquinche
Após o café da manhã, seguiremos para o tour das lagunas com flutuação. A Laguna Cejar é a grande atração deste tour. É uma lagoa de águas azuis-turquesa localizada no meio do vasto Salar de Atacama é conhecida por sua altíssima concentração de sal, semelhante ao mar morto. Os Ojos del Salar são 02 poços de água perfeitamente circulares, profundos e rodeados de crosta de sal. Já a Laguna Tebinquinche é uma extensa e rasa lagoa salgada, local ideal para a finalização do passeio. A noite será livre para visitação dos setores culturais e artesanato de San Pedro.
Dia 3. Gêiseres El Tatio
Com saída prevista para a madrugada, seguiremos a 4.320m aos gêiseres para ver as erupções ao nascer do sol cercado por picos vulcânicos. Considerado um dos passeios mais famosos e visualmente impactantes de San Pedro de Atacama, é o terceiro maior campo geométrico do mundo e o maior da América do Sul. No local será servido um café da manhã. Após a visita faremos uma rápida parada nas piscinas termais aproveitando o calor geotérmico da região. No caminho de volta, será possível avistar a fauna altiplánica, como vicuñas e vizcachas. A tarde será livre para arrumação dos pertences para o tour do salar que acontecerá nos próximos 3 dias.
Dia 4. Início da expedição 4×4 – Laguna Blanca – Laguna Verde – Deserto de Dali – Termas Polques – Geiser Sol de Mañana – Alojamento
O primeiro dia da travessia 4×4, saindo de San Pedro de Atacama, é focado na entrada na Bolívia e na exploração da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, uma área de altiplano com altitude elevada e fenômenos geotérmicos e lacustres incríveis. Após os trâmites de fronteira e troca de veículos, iniciaremos a jornada off-road. A primeira laguna a ser visitada é a Laguna Blanca. Seu nome se deve à alta concentração de minerais, como o boro, que dão uma coloração branca às suas margens. Conectada à Blanca por um estreito canal, a Laguna Verde é famosa por suas águas esmeraldas. Sua coloração, mais intensa em dias de vento, é resultado da alta concentração de cobre, arsênico e outros minerais pesados. Ambas se situam aos pés do imponente Vulcão Licancabur (5.916m), criando um cenário de cartão-postal.
Seguindo a rota na área do altiplano, recebeu o nome de Deserto de Dalí devido à sua paisagem surreal. É um vasto platô árido pontilhado por formações rochosas isoladas e montanhas de cores ocres, que parecem ter sido pintadas ou esculpidas pelo famoso artista Salvador Dalí. É uma breve parada para contemplação e fotos. Ao lado, faremos uma rápida parada no Termas de Polques, localizado às margens da Laguna Salada, oferecendo uma oportunidade bem vinda de relaxamento e realização do almoço.
Já no fim da tarde passaremos pelo Geiser Sol de Mañana, um campo geotérmico com intensa atividade com caldeirões de lama fervente de tons cinzas e avermelhados, além de numerosas fumarolas com vapores e cheiro de enxofre.
Com a noite se aproximando, seguiremos para um dos alojamentos para jantar e descanso.
Dia 5. Alojamento – Laguna Colorada – Árbol de Piedra – Deserto Siloli – San Juan
Após o café da manhã e saindo da Reserva Eduardo Avaroa, seguiremos para a Laguna Colorada, local crucial para a nidificação e alimentação de milhares de flamingos andinos, que, com a água avermelhada e o fundo branco de sal, criam um contraste de cores inesquecível. Seu nome se deve à sua impressionante cor vermelho-ferrugem e marrom, causada por algas microscópicas e sedimentos ricos em minerais, como o bórax.
Ainda pela manhã, faremos uma parada da Árbol de Piedra, uma formação rochosa de origem vulcânica, com cerca de 7 metros de altura, que foi esculpida ao longo de milhões de anos pela intensa erosão do vento e da areia (erosão eólica). A base da rocha é muito mais fina do que o topo, dando a aparência de uma árvore ou um cogumelo, e desafiando a gravidade. É um local popular para fotografias e uma demonstração da força da natureza.
O Deserto Siloli é uma vasta e árida região onde a Árbol de Piedra e outras formações rochosas se encontram. É uma extensão do Deserto de Atacama, caracterizado por planícies desoladas, dunas de areia, e rochas vulcânicas espalhadas, com cores que variam entre o ocre, o vermelho e o amarelo. Realizaremos o almoço nessa região.
Dali, teremos um longo caminho até o povoado de San Juan, passando pelas lagunas Honda, Chiar Kkota e Hedionda para mais avistamentos de flamingos. Já nas proximidades do Salar de Uyuni, chegaremos ao alojamento para jantar e descanso.
Dia 6. Nascer do Sol no Salar de Uyuni – Ilha Incahuasi – Monumento das Bandeiras – Cemitério de Trens – SAn Pedro de Atacama
O Nascer do Sol no Salar de Uyuni é o momento culminante da expedição e uma das experiências mais memoráveis do continente. Acordaremos bem cedo, na escuridão, para entrar no Salar de Uyuni (o maior deserto de sal do mundo, com mais de 10.000km2 e esperar o grande momento com a possibilidade de espelhos (depende das chuvas).
Com o dia claro, seguiremos para a Ilha Incahuasi. O local é um afloramento de rocha calcária, remanescente de um vulcão submerso de um antigo lago pré-histórico que cobria a região e famoso por estar coberto por milhares de cactos gigantes, alguns com mais de 10 metros de altura e centenas de anos.
Adentrando o Salar de Uyuni, seguiremos ao Monumento das Bandeiras onde faremos a parada para almoço e em seguida o Cemitério de Trens, localizado nos arredores da cidade de Uyuni, é um ponto de parada histórica e visualmente fotogênico. Abriga dezenas de locomotivas e vagões de trem a vapor abandonados que datam do final do século XIX e início do século XX. Eram parte de um ambicioso projeto de mineração frustrado.
A parte da tarde será toda dedicada à volta para San Pedro de Atacama com pequenas paradas no Valle de Las Rocas e Itália Perdida. Após o processo aduaneiro, já no começo da noite, chegaremos no meio de hospedagem para jantar e descanso.
Dia 7. San Pedro de Atacama – Calama – Retorno para o país de origem
Após o café da manhã, a manhã será dedicada para o transfer até Calama e posteriormente, término das atividades.

O ROTEIRO
Prepare-se para uma expedição que o levará do deserto mais árido do planeta ao maior deserto de sal do mundo. Em São Pedro de Atacama, no Chile, você vai explorar paisagens de tirar o fôlego: vales que simulam a superfície lunar, lagunas a mais de 4.000 metros de altitude e o espetáculo dos Gêiseres ao amanhecer.
O ápice da aventura é a travessia de 4×4 pelo Salar de Uyuni, na Bolívia. Uma jornada off-road de 3 ou 4 dias através da Reserva Nacional Eduardo Abaroa, onde o silêncio da altitude é quebrado apenas pelo vento. Você testemunhará as Lagunas Colorada e Verde, com seus flamingos cor-de-rosa, a atividade vulcânica dos Gêiseres Sol de Mañana e, finalmente, o vasto e hipnotizante Salar de Uyuni, o espelho d’água natural que faz você duvidar da fronteira entre o real e o reflexo.
Esta é mais do que uma viagem; é uma imersão na natureza bruta e uma prova de que nosso planeta é uma obra de arte viva. Uma experiência imperdível para quem busca aventura, contemplação e fotografias espetaculares.
ITINERÁRIO
Dia 1. Chegada Calama – San Pedro de Atacama – Valle de La Luna
Considerando os voos em horários alternativos, a manhã será livre para a chegada em Calama e transfer para San Pedro do Atacama. A tarde será livre para conhecimento da cidade, troca de dinheiro e aclimatação. Ao final da tarde seguiremos para o Valle de la Luna com paradas no Mirador Kari, dunas e Três Marias para o famoso pôr do sol. Após o retorno, a noite será livre para o jantar e descanso.
Dia 2. Laguna Cejar – Ojos del Salar -Laguna Tebinquinche
Após o café da manhã, seguiremos para o tour das lagunas com flutuação. A Laguna Cejar é a grande atração deste tour. É uma lagoa de águas azuis-turquesa localizada no meio do vasto Salar de Atacama é conhecida por sua altíssima concentração de sal, semelhante ao mar morto. Os Ojos del Salar são 02 poços de água perfeitamente circulares, profundos e rodeados de crosta de sal. Já a Laguna Tebinquinche é uma extensa e rasa lagoa salgada, local ideal para a finalização do passeio. A noite será livre para visitação dos setores culturais e artesanato de San Pedro.
Dia 3. Gêiseres El Tatio
Com saída prevista para a madrugada, seguiremos a 4.320m aos gêiseres para ver as erupções ao nascer do sol cercado por picos vulcânicos. Considerado um dos passeios mais famosos e visualmente impactantes de San Pedro de Atacama, é o terceiro maior campo geométrico do mundo e o maior da América do Sul. No local será servido um café da manhã. Após a visita faremos uma rápida parada nas piscinas termais aproveitando o calor geotérmico da região. No caminho de volta, será possível avistar a fauna altiplánica, como vicuñas e vizcachas. A tarde será livre para arrumação dos pertences para o tour do salar que acontecerá nos próximos 3 dias.
Dia 4. Início da expedição 4×4 – Laguna Blanca – Laguna Verde – Deserto de Dali – Termas Polques – Geiser Sol de Mañana – Alojamento
O primeiro dia da travessia 4×4, saindo de San Pedro de Atacama, é focado na entrada na Bolívia e na exploração da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, uma área de altiplano com altitude elevada e fenômenos geotérmicos e lacustres incríveis. Após os trâmites de fronteira e troca de veículos, iniciaremos a jornada off-road. A primeira laguna a ser visitada é a Laguna Blanca. Seu nome se deve à alta concentração de minerais, como o boro, que dão uma coloração branca às suas margens. Conectada à Blanca por um estreito canal, a Laguna Verde é famosa por suas águas esmeraldas. Sua coloração, mais intensa em dias de vento, é resultado da alta concentração de cobre, arsênico e outros minerais pesados. Ambas se situam aos pés do imponente Vulcão Licancabur (5.916m), criando um cenário de cartão-postal.
Seguindo a rota na área do altiplano, recebeu o nome de Deserto de Dalí devido à sua paisagem surreal. É um vasto platô árido pontilhado por formações rochosas isoladas e montanhas de cores ocres, que parecem ter sido pintadas ou esculpidas pelo famoso artista Salvador Dalí. É uma breve parada para contemplação e fotos. Ao lado, faremos uma rápida parada no Termas de Polques, localizado às margens da Laguna Salada, oferecendo uma oportunidade bem vinda de relaxamento e realização do almoço.
Já no fim da tarde passaremos pelo Geiser Sol de Mañana, um campo geotérmico com intensa atividade com caldeirões de lama fervente de tons cinzas e avermelhados, além de numerosas fumarolas com vapores e cheiro de enxofre.
Com a noite se aproximando, seguiremos para um dos alojamentos para jantar e descanso.
Dia 5. Alojamento – Laguna Colorada – Árbol de Piedra – Deserto Siloli – San Juan
Após o café da manhã e saindo da Reserva Eduardo Avaroa, seguiremos para a Laguna Colorada, local crucial para a nidificação e alimentação de milhares de flamingos andinos, que, com a água avermelhada e o fundo branco de sal, criam um contraste de cores inesquecível. Seu nome se deve à sua impressionante cor vermelho-ferrugem e marrom, causada por algas microscópicas e sedimentos ricos em minerais, como o bórax.
Ainda pela manhã, faremos uma parada da Árbol de Piedra, uma formação rochosa de origem vulcânica, com cerca de 7 metros de altura, que foi esculpida ao longo de milhões de anos pela intensa erosão do vento e da areia (erosão eólica). A base da rocha é muito mais fina do que o topo, dando a aparência de uma árvore ou um cogumelo, e desafiando a gravidade. É um local popular para fotografias e uma demonstração da força da natureza.
O Deserto Siloli é uma vasta e árida região onde a Árbol de Piedra e outras formações rochosas se encontram. É uma extensão do Deserto de Atacama, caracterizado por planícies desoladas, dunas de areia, e rochas vulcânicas espalhadas, com cores que variam entre o ocre, o vermelho e o amarelo. Realizaremos o almoço nessa região.
Dali, teremos um longo caminho até o povoado de San Juan, passando pelas lagunas Honda, Chiar Kkota e Hedionda para mais avistamentos de flamingos. Já nas proximidades do Salar de Uyuni, chegaremos ao alojamento para jantar e descanso.
Dia 6. Nascer do Sol no Salar de Uyuni – Ilha Incahuasi – Monumento das Bandeiras – Cemitério de Trens – SAn Pedro de Atacama
O Nascer do Sol no Salar de Uyuni é o momento culminante da expedição e uma das experiências mais memoráveis do continente. Acordaremos bem cedo, na escuridão, para entrar no Salar de Uyuni (o maior deserto de sal do mundo, com mais de 10.000km2 e esperar o grande momento com a possibilidade de espelhos (depende das chuvas).
Com o dia claro, seguiremos para a Ilha Incahuasi. O local é um afloramento de rocha calcária, remanescente de um vulcão submerso de um antigo lago pré-histórico que cobria a região e famoso por estar coberto por milhares de cactos gigantes, alguns com mais de 10 metros de altura e centenas de anos.
Adentrando o Salar de Uyuni, seguiremos ao Monumento das Bandeiras onde faremos a parada para almoço e em seguida o Cemitério de Trens, localizado nos arredores da cidade de Uyuni, é um ponto de parada histórica e visualmente fotogênico. Abriga dezenas de locomotivas e vagões de trem a vapor abandonados que datam do final do século XIX e início do século XX. Eram parte de um ambicioso projeto de mineração frustrado.
A parte da tarde será toda dedicada à volta para San Pedro de Atacama com pequenas paradas no Valle de Las Rocas e Itália Perdida. Após o processo aduaneiro, já no começo da noite, chegaremos no meio de hospedagem para jantar e descanso.
Dia 7. San Pedro de Atacama – Calama – Retorno para o país de origem
Após o café da manhã, a manhã será dedicada para o transfer até Calama e posteriormente, término das atividades.
Serviços inclusos:
- Contratação guias especializados para as atividades de condução e facilidades dos serviços oferecidos;
- Transfer Calama / San Pedro / Calama;
- 04 pernoites em apartamentos duplos e triplos com café da manhã em San Pedro de Atacama;
- Taxa de entrada nos atrativos;
- Tour Valle de la Luna;
- Tour Lagunas;
- Tour Gêiseres Del Tático;
- Tour de 03 dias em 4×4 no Deserto do Atacama + Salar de Uyuni com alojamento em apartamentos coletivos e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar);
- Contratação de seguro individual;
- Brinde exclusivo Roctrip.
Serviços não inclusos:
- Passagem aérea;
- Jantares em San Pedro do Atacama;
- Insumos de alimentação as atividades diárias.
Dicas: O que levar
- Tênis/bota propício para caminhadas em terrenos acidentados;
- Chapéu, Boné ou lenço;
- Roupas confortáveis e propícias para caminhadas;
- Agasalho ou abrigo para frio, vento ou chuva;
- Jaqueta de pluma ou aquecimento sintético;
- Óculos de sol;
- Protetor solar facial e labial;
- Mochila com capacidade média de 30 litros para as atividades diárias;
- Lanterna de cabeça;
- Roupas de banho;
- Toalha de Banho;
- Powerbank.
O que levar no tour do Salar de Uyuni:
Tudo o que for consumido deverá ser adquirido antecipadamente. Vale ressaltar que o tempo da atividade será em média de 06 a 08 horas. Os alojamentos vendem água.
- Produtos diversos para hidratação – média de 02 litros por pessoa/dia.
- Lanches a gosto: sanduíches variados, frutas com textura resistente, biscoitos salgados ou doces, chocolates, castanhas, sucos ou achocolatados em caixa.
